terça-feira, 6 de maio de 2014

Inscrições Abertas - Apresentação de Trabalhos


Museu Zezito Guedes

Apresentação de trabalhos

Os trabalhos inscritos para serem apresentados na 12º Semana Nacional de Museus do Museu Zezito Guedes, devem possuir como temática a história e a historiografia alagoana. Os resumos dos trabalhos devem abordar temas relacionados ao campo da história social local com desdobramentos no âmbito político, movimentos sociais, Estado e poder ou à história cultural de Alagoas através das representações culturais, mentalidades e cotidiano.

Serão aceitos resumos de trabalhos que cumpram as seguintes normas:

TÍTULO DO TRABALHO – Fonte Times New Roman fonte 14;

AUTOR E INSTITUIÇÃO DE ENSINO;

RESUMO - deve possuir no mínimo 10 e no máximo 15 linhas variando entre 1000 a 2000 caracteres, fonte Times New Roman 12, espaçamento simples;

PALAVRAS-CHAVE – O trabalho deve conter três palavras-chave;

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Os resumos devem ser enviados exclusivamente para o e-mail museuzezitoguedes@hotmail.com entre os dias 07 a 14 do corrente mês.

O resultado dos resumos selecionados será no dia 15 de Maio via e-mail e a apresentação dos trabalhos ocorrerá no dia 16 a partir das 14:00 na sala de mídias do Museu Zezito Guedes.

Museu Zezito Guedes
Praça Luiz Pereira Lima,82. Centro.
Arapiraca-AL.

As coleções são a semente dos museus, e logo deles se tornam corpo e alma. Fazem com que o conhecimento se enriqueça e se amplie no diálogo com os elementos recolhidos e reunidos como testemunhos vivos da arte, da história, da ciência e da vida.
Coleções criam conexões - enfatiza o ICOM, Conselho Internacional de Museus, ao propor esse tema instigante para as celebrações de 18 de maio de 2014. A Semana Nacional de Museus provoca a realização de numerosos eventos em todo o Brasil, por intermédio dos quais as coleções estarão conectadas com os mais variados e surpreendentes pontos de ligação.
Entre os dias 12 a 16 de maio de 2014, o Museu Zezito Guedes irá promover, em parceira com o IBRAM, a12º Semana de Museus com a abertura de exposição, seminários e palestras visando o envolvimento da comunidade com a história do município de Arapiraca. Tal evento visa despertar no público um maior interesse pela memória local. Para isso, a direção e a equipe pedagógica do Museu Zezito Guedes elaborou uma programação que fornecerá ao público desde exposições locais até seminários, filme, espaço para apresentação de trabalhos e também uma campanha pela aquisição de acervo para o museu. Dessa forma, através da Semana de Museus, pretendemos contribuir com o público no processo de ensino, aprendizagem, pesquisa e inovação acerca da história de Arapiraca, pois o museu como, instituição histórico-socialmente condicionada, não pode ser considerado um produto pronto, acabado, ele é o resultado das ações dos sujeitos que o estão contribuindo e reconstruindo, a cada dia
(CROCETTA, 2009, p.264).


Nosso objetivo no presente trabalho foi desenvolver um ambiente virtual, site institucional do museu Zezito Guedes, que disponibilize, inicialmente, para as escolas da rede pública municipal de Arapiraca, informações sobre os conteúdos do acervo do museu e as atividades culturais desenvolvidas em seu espaço. Além disso, o museu virtual deve utilizar de meios de comunicação próprios na internet como e-mails e boletins para divulgar o trabalho desenvolvido auxiliando no contato e agendamento prévio de visitas escolares . Dessa forma, acreditamos que o IFAL, dentro de sua política de extensão, possa contribuir para o desenvolvimento educacional desta região na medida em que colocará a disposição da comunidade educacional local uma nova ferramenta pedagógica que possa auxiliar no processo de ensino e aprendizagem agregando histórias, museu e internet.