ZEZITO GUEDES

 Zezito Guedes, o artista



Zezito Guedes nasceu em 1936, na cidade Juru - PB, e , reside hoje na cidade de Arapiraca, definir Zezito Guedes é sem sombra de dúvida uma tarefa complexa, visto que, sendo autodidata na arte de esculpir, o mesmo transita de forma coerente e eclética nas mais variadas ocupações, como o mesmo define suas atividades diárias; mas entres suas ocupações – protético, folclorista e pesquisador, etc.-, quero destacar, o perfil do artista plástico – o escultor.
Zezito Guedes começou a experimentar a arte de modelar, começando com trabalho em gesso, pelo seu próprio prazer interior de criar. Porém, para aperfeiçoar o dom que Deus lhe deu, foi inserindo em acervo de trabalho, a madeira a pedra, o ferro e, outros matérias; se aperfeiçoando a cada instante com o cinzel do tempo. Diante de todas as brilhantes definições de arte, a que mais me chama a atenção é a capacidade do artista, em transmitir sentimentos através das imagens – a escultura. As imagens nos trazem lembranças, nos remetem para o futuro, e propiciam inesquecíveis momentos de bem estar e conforto.
Propiciar sentimentos de bem estar e conforto, é um design agradável é o que caracteriza o trabalho do artista plástico Zezito Guedes, que tem se destacado justamente por conseguir através da escultura, unir o sentimentos de bem estar a um design agradável e harmonioso, incomum, plausível a todo tipo de ambiente; trabalho forjado com um olhar preciso, meticuloso, retratando a natureza nordestina, com sua pujança mística e real, sintetizando dessa forma a cultura nordestina. Destarte, o mesmo incursa por temas universais, resplandecendo sua vertente criadora.
Seu trabalho encontra-se disseminado em Arapiraca e, algumas cidades do Nordeste, bem com na região Sudeste. Em uma de suas exposição em 1975, na Fundação Joaquim Nabuco, em Recife-PE, o imortal Ariano Suassuna teceu o seguinte comentário: ''(…) Com Zezito Guedes, surge, mais uma vez, a confirmação daquilo que vivo dizendo a respeito do Nordeste e do nosso grande povo: ambos têm reservas maravilhosas de invenção e criação, e de vez em quando como acontece agora com Zezito Guedes, irrompe de todas as deformações que andam fazendo, para aparecer com uma obra pura e forte, como é sem dúvida, a escultura em madeira desse moço, nascido no sertão paraibano – aquele chão ensanguentado e sagrado pelas lutas de Princesa em 1930''.
Em, outro momento – ano de 1974 – no 1° Salão de Arte Global de Pernambuco, em Recife-PE, Olívio Tavares de Araújo, da Revista Veja/agosto de 1974, enfatizou o seguinte comentário sobre o pungente e expressivo trabalho do artista: “Um caso significativo (no 1° Salão de Global) foi o do alagoano Zezito Guedes, surgindo nos últimos instantes de inscrição com três grandes esculturas feita em tronco de árvores e trazido de ônibus por ele próprio. Embora rudimentares e pesadas, elas eram suficientes expressivas para acabar conquistando um dos prêmios aquisitivos do Governo de Pernambuco”.
Finalmente, com essas palavras e de forma plástica dentro do universo das arte de escrever, tentei de forma humilde, esculpir de forma simplória, aquele que resplandece por si próprio, com brilho peculiar e incomum, ao seu mundo escultural e gigante, que salta ao universo das palavras, que é o nosso eclético e por que não? Nosso Hércules do ageste alagoano, Zezito Guedes.


Nosso objetivo no presente trabalho foi desenvolver um ambiente virtual, site institucional do museu Zezito Guedes, que disponibilize, inicialmente, para as escolas da rede pública municipal de Arapiraca, informações sobre os conteúdos do acervo do museu e as atividades culturais desenvolvidas em seu espaço. Além disso, o museu virtual deve utilizar de meios de comunicação próprios na internet como e-mails e boletins para divulgar o trabalho desenvolvido auxiliando no contato e agendamento prévio de visitas escolares . Dessa forma, acreditamos que o IFAL, dentro de sua política de extensão, possa contribuir para o desenvolvimento educacional desta região na medida em que colocará a disposição da comunidade educacional local uma nova ferramenta pedagógica que possa auxiliar no processo de ensino e aprendizagem agregando histórias, museu e internet.