sexta-feira, 26 de julho de 2013

Museu Zezito Guedes registra visitação recorde


No dia 29 de outubro, durante as festividades em comemoração aos 86 anos da Emancipação Política de Arapiraca, o prefeito Luciano Barbosa (PMDB) reinaugurou o  Museu Zezito Guedes, localizado na Praça Luiz Pereira Lima, Centro, funcionando no Centro de Apoio a Educação  Integral.

Após mais de um mês da reabertura, o museu, em plena atividade, já recebeu a visita de mais de 1300 pessoas que puderam viajar através do tempo na história de Arapiraca, contada em nossos painéis. A diretora do museu, Kyka Tenório, destacou a importância do espaço.

“Temos como missão, pesquisar, resgatar, documentar, preservar, difundir e atualizar o riquíssimo patrimônio cultural material e imaterial de Arapiraca e região. Esse museu é o primeiro de Arapiraca e com certeza segue retratando tudo que foi e é importante para nosso município”, falou a diretora.

O Museu se constitui como referencial na museologia contemporânea reconhecendo sua função educativa, onde além do espaço de exposições permanentes com um acervo composto de objetos e fotografias,  registro da vida e obras de Zezito Guedes, origem e formação sociocultural da cidade de Arapiraca, baseado na obra Arapiraca Através do Tempo, de autoria do então patrono do museu o historiador, folclorista e escultor, Zezito Guedes.

O local ainda conta com um amplo espaço para exposições temporárias, e uma sala multimídia, destinada a exibição de documentário do acervo próprio e outros, palestras e oficinas sobre assuntos literários, histórico e cultural, geral e regional, que visem à difusão da cultura. Para que visitantes e pesquisadores, tenham a oportunidade de descobrir, questionar e construir, através dos registros museológicos, o surgimento da cidade de Arapiraca, vida e obra de Zezito Guedes e regionalismo cultural.

POR: ASCOM ARAPIRACA 


Nosso objetivo no presente trabalho foi desenvolver um ambiente virtual, site institucional do museu Zezito Guedes, que disponibilize, inicialmente, para as escolas da rede pública municipal de Arapiraca, informações sobre os conteúdos do acervo do museu e as atividades culturais desenvolvidas em seu espaço. Além disso, o museu virtual deve utilizar de meios de comunicação próprios na internet como e-mails e boletins para divulgar o trabalho desenvolvido auxiliando no contato e agendamento prévio de visitas escolares . Dessa forma, acreditamos que o IFAL, dentro de sua política de extensão, possa contribuir para o desenvolvimento educacional desta região na medida em que colocará a disposição da comunidade educacional local uma nova ferramenta pedagógica que possa auxiliar no processo de ensino e aprendizagem agregando histórias, museu e internet.