A 1ª Retrospectiva de Escultores de Arapiraca foi aberta na segunda-feira (23), no Museu Zezito Guedes. Expondo peças em arenito, massa plástica, madeira, ferro e tapeçaria, a iniciativa coordenada pelo historiador e folclorista Zezito Guedes, visa apresentar ao público arapiraquense a produção dos artistas da região metropolitana do agreste.
Após abertura oficial do evento o professor Zezito Guedes foi homenageado pelas irmãs Petuba com uma placa de “Honra ao Mérito” por seu trabalho de resgate às artes arapiraquenses.
Participam da exposição: Alan Monteiro, Maria de Fátima da Silva, Luiz Fernando (conhecido como Lucas), Pedrinho José, Geraldo Dantas, José Saturnino, José Humberto, Aloísio Monteiro de Melo, Silvestre Rizzatto, Zulmira Dantas, Raimundo Batista (Lagoa da Canoa), Zenaide Petuba, Zeneide Petuba, Zenilda Petuba, Enaura Petuba e Zezito Guedes, o anfitrião do Museu.
Seis peças de esculturas em arenito das irmãs Petuba expõem a delicadeza feminina com traços suaves que viajam no abstrato surrealista. As três irmãs, junto com a mãe Enaura Petuba, também expõem três painéis de tapeçaria utilizando a técnica “Panô de arte aplicada” retratando o universo nordestino no seu dia a dia e em momentos festivos. Os escultores Lucas e Zezito Guedes também apresentam peças esculpidas em arenito.
Os escultores, Silvestre Rizzatto e Maria de Fátima da Silva expõem peças em aço. Ambos fizeram parte da escola da artista plástica Marta Arruda. O escultor, pintor e artista plástico Alan Monteiro expõe uma obra em massa plástica. O artista que opta pelo estilo livre levou para a exposição uma peça que induz os visitantes a uma releitura entre vida, sofreguidão e morte.
As peças em madeira vão do figurativismo que remetem à ingenuidade artística, brincadeiras infantis e a religiosidade. A exposição ficará aberta ao público no Museu Zezito Guedes, na Praça Luiz Pereira Lima, até o dia 06 de janeiro, de segunda a sexta das 08h às 12h e aos sábados e feriados das 09h às 13h.
Por Click Due